Marcadores

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Receita - Cupcake



Boa tarde!!!

Hoje é sábado, dia de se arriscar na cozinha!

Semana passada me deu uma vontade louca de fazer cupcake. O mais engraçado é que eu nem tava tão desesperada assim pra comer. Eu queria fazer!

A primeira missão foi encontrar o aparelho que confeita o cupcake. Eu nem sabia o nome dele. Existe o saco de confeitar, e a bisnaga de confeitar. Acabei comprando os dois, porque os bicos eram diferentes. Até agora só testei a bisnaga (que é rígida), porque achei que seria mais fácil de limpar do que o saco. Mas ficou tanta sobra dentro dela, que eu já to achando que o saco deve ser melhor (e não deve ser à toa que toda vez que a gente vê cozinheiros profissionais confeitando, eles só usam o saco)...

Como sempre, meu objetivo aqui não é só dar a receita, porque isso tem em vários lugares. Vamos lá, vou dividir as derrotas com vocês para vocês não repetirem os mesmos erros. Já vou logo avisando que eles ficaram gostosos, mas eu sofri um pouco durante o processo. Mas se vocês seguirem minhas diquinhas aqui, vai ser bem mais fácil.

Basicamente, o cupcake é um bolo pequeno. Peguei a receita do primeiro bolo que fiz na vida e botei nas forminhas. E eis o que aconteceu:

1- A quantidade usada para um bolo normal deve render quase 30 cupcakes. Como nas minhas formas só cabe 12 de uma vez, foi um Deus nos acuda para não desperdiçar.

2- Tem que colocar as forminhas de papel, dentro daquela travessa especial para cupcakes. Quando eu esgotei os 12 espaços da travessa, tentei colocar os restantes numa outra travessa funda, um juntinho do outro, mas eles ficaram com formatos bizarros (apesar de gostosos).

3- Eu super ingênua, achei que, já que eu ia usar as forminhas de papel, a forma de metal ficaria tão limpa que ia dar até perguiça de lavar. HA – HA – HA. Lambança que não acabava mais. Mas não desanime, foi total culpa minha. Cheguei a conclusão que a melhor forma de encher as forminhas que são superpequenas, é colocando a massa do bolo em uma jarra, e não usando uma concha, como eu fiz.

4- Recheio: Qualquer geléia (usei blueberry) ou brigadeiro, ou até mesmo aquele creme branco da receita do naked cake, lembram?

5- Cobertura: usem alguma coisa consistente. Usei doce de leite e foi muito bem recebido. Pode ser também brigadeiro (branco ou preto).

Algumas fotos:




E aqui vai a versão reduzida da receita do bolo, numa quantidade que acho que rende as 12 porções.
Nessa receita vocês podem confiar, eu nunca solei um bolo. Em toda a minha vida! :D



Receita Bolo (em quantidade para 12 cupcakes)

1 ovo
80g margarina (temperatura ambiente)
1 xícara de farinha
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 colher de chá bem cheia de fermento

Modo de preparo

Eu faço igual no tempo da vovó: sem batedeira.
Primeiro eu amasso a gema e a margarina (juntas), com um garfo. Depois acrescento a farinha e o açúcar, e continuo amassando com o garfo. Por fim misturo o fermento no leite, e misturo com os outros ingredientes que já estavam na tigela. Dou mais uma amassada com o garfo.
Depois pego a clara, dou uma batida com o garfo pra ela fazer espuma, e misturo com o restante dos ingredientes. Colocar na forma.

Deixo 15 min no forno médio (pré-aquecido). Depois de 15 minutos acompanhar se o topo do bolinho já está douradinho. 

Quem testar combinações de recheios e coberturas me fala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário